Sobre a Camino Marketing

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O início

Depois de ter estado à frente do marketing de empresas como Fundação CERTI (Inovação Tecnológica, Florianópolis), Decolar.com (Turismo, Buenos Aires e São Paulo), Wine.com.br (E-commerce de Vinhos, São Paulo) e Sonoma.com.br (E-commerce de Vinhos, São Paulo), e ter palestrado em diversos eventos como RD Summit, Rakuten Marketing Experience (SP) e Rakuten Marketing Experience (Park City, Utah - USA), E-Commerce Brasil, Afilio Connection entre outros... Anderson Cardoso resolveu tirar do papel um antigo projeto: uma agência de marketing que de fato se envolva com os clientes. "Durante todos esses anos contratando e mudando de agências, senti a necessidade de manter relações mais duradouras. Focadas e envolvidas." Anderson.

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O modelo de trabalho

Em março de 2015 nasce a Camino Marketing. Agência de Marketing situada em São Paulo Capital, focada em entender e desenvolver projetos de marketing com real envolvimento. "Rapidamente conquistamos a conta de uma marca francesa líder em utensílios de cozinha no mundo e pensei 'Preciso aprender a cozinhar'. Junto com a marca organizamos uma série de workshops com todo o time envolvido, entendendo desde o processo de fabricação até o momento de higienizar os produtos após o preparo da comida. Foi incrível!", afirma Anderson.

Além disso, o time Camino Marketing começou à visitar restaurantes de alta gastronomia para entender dos preparos e alinhar os conhecimentos gastronômicos entre todos da equipe. "Você falar melhor daquilo que conhece. Sempre."

Essa filosofia de trabalho deu tão certo para a Camino Marketing que o modelo é replicado para outros clientes. "Além das degustações de vinhos e cervejas, vamos com frequência em encontros harmonizados e degustações à cegas."

Anderson Cardoso conta que um dos momentos mais curiosos foi visitar alguns canteiros de obras por conta de um grande cliente francês do segmento. "Entender as necessidades dos EPIs na prática foi bastante necessário, afinal, a maioria do time nunca esteve em uma obra de grande porte antes."

Mas esse modelo de envolvimento com cada projeto em especial não é escalável. E entendendo este fato a Camino Marketing optou em não abrir uma Área Comercial. "Isso mesmo! não temos uma área comercial. Não temos aquela pessoal que diariamente procura novos clientes no mercado e ao fechar uma conta vem bater um sino dentro do escritório." Todos os clientes da Camino Marketing surgem a partir dos contatos orgânicos do mercado e principalmente dos clientes. "Nossos clientes são nossos comerciais."

A antiga e a nova fase

Foram 5 anos utilizando este logo. Ele nos traz boas lembranças. Nosso conceito no lançamento da Camino Marketing era ser a bicicleta com rodinhas que apoia as primeiras pedalas das startups no caminho do marketing digital.

Com o Camino Marketing no ar percebemos que não só as startups nos procuravam, mas também grandes empresas vindas de países como Estados Unidos e França.

Agora, completando 5 anos de existência, a Camino Marketing traz o ponto como seu símbolo principal. Expandindo seu conceito para todas as fórmulas circulares e esféricas. "Acabamento. Isso é o que oferecemos ao longo desses anos e agora se tornou um pilar."

O conceito de cortar as arestas e ter como resultado círculo permeia as atividades que são desenvolvidas na Camino Marketing.

O ponto que agora faz a divisão entre Camino e Marketing também marca o equilíbrio entre as dimensões das duas palavras. 

O nome "Camino" em bold mostra onde está a estrutura, as pessoas, o conhecimento. A serifa da fonte Georgia ...

Já a fonte da palavra "Marketing" traz a clareza de leitura e de entendimento que o marketing deve ter. 

Os passos atuais e os próximos

2020 foi um ano de grandes desafios. O covid-19 veio transformar a realidade das companhias e principalmente, de forma aterradora, a vida de muitas famílias.

"Nosso time já possuía uma prática eventual de home office, basicamente nos finais de ano e feriados prolongados. Com a covid-19 rapidamente nos adaptamos ao home office e o fluxo de trabalho não sofreu com a distância física. Nossos processos internos já eram satisfatórios, mas demos novos passos." A Camino Marketing investiu em uma plataforma de gestão de processos ainda mais robusta para substituir a anterior. O time foi treinado e a plataforma agora além de gerir melhor os processos, permitiu a comunicação centralizada em um único canal com todo o time.

A sede da Camino Marketing fica na Avenida Paulista, 2537, em São Paulo. Uma outra unidade foi aberta em Florianópolis, em 2019, onde concentra a área de criação e parte da área de conteúdo. 

"Quando o Covid-19 e suas variantes forem vencidas, nosso time vai poder escolher se quer continuar trabalhando home office, no escritório ou de forma rotativa. Porém uma decisão tomada é que não teremos mais uma unidade que concentrará todo o time fisicamente. Quem optar em voltar para o escritório terá acesso a uma unidade mais próxima da sua casa, evitando horas de transporte público, grande problema da capital paulista."

A Camino Marketing planeja para logo após a pandemia do Covid-19 sua internacionalização com a abertura de uma unidade em Buenos Aires, Argentina.

Foram muitos anos em 5. Estamos prontos para mais!

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