Por que tantos consumidores desistem de uma compra online no meio do processo?

Quem trabalha no mundo dos e-commerces sabe que a desistência das compras no meio do caminho é algo extremamente comum. Mas, afinal, por quê? Um novo estudo feito pelo Facebook tentou traçar os principais motivos que levam os consumidores a deixar de comprar um produto em um site, ou então adquiri-lo na concorrência.
Durante a etapa de descoberta de um determinado produto, as três principais dificuldades são insuficiência de informações sobre ele; a disponibilidade (na versão desejada pelo cliente, como um tamanho específico de peça de roupa); e o serviço de busca do site em questão.
Dificuldade de preenchimento de dados referentes ao pagamento é um motivo de desistência para 48% dos entrevistados. Erros para completar transações, opções restritas de entrega e alto custo de frete também interferem no momento da compra, segundo a rede social.
Outras questões levantadas como motivos para a não efetivação da compra foram: pontos atrito para desistência de compras em lojas online são produtos entregues incompletos ou danificados (75%); plataforma de pagamento que não parece confiável (71%); falhas e atrasos em transações (59%); indisponibilidade de estoque (54%) e forma de pagamento escolhida indisponível (54%).
De acordo com o estudo, 46% dos brasileiros desistiram de efetuar uma compra online nos últimos seis meses. O valor estimado na pesquisa para o custo de oportunidade para as empresas que vendem artigos via internet no Brasil é de 38 milhões de reais.
#publicidade #propaganda #publicidadeepropaganda #marketing #marketingdigital #ecommerce #facebook