Os obstáculos que a transformação digital enfrenta no Brasil

De acordo com o estudo “A transformação digital no Brasil”, realizado pela E-Consulting, falta de mão de obra capacitada (11%), dificuldade de comprovar resultados concretos para os acionistas (10%) e o baixo conhecimento sobre como trabalhar de forma inteligente dados dos consumidores (9%) são algumas das dificuldades que os chief information officers (CIOs) estão enfrentando para tornar real o uso da transformação digital nas empresas.
Daniel Domeneghetti, porta-voz da pesquisa e chief executive officer (CEO) da consultoria DOM Strategy Partners, diz que o mercado passa por um período de carência, principalmente de mão de obra para sanar questões de inteligência, afinal, a arquitetura e estrutura histórica das tecnologias da informação não dispunham disso.
No entanto, ainda de acordo com o estudo, mesmo com esses obstáculos, 50% dos participantes afirmaram que estão decididos a implementar nas empresas que trabalham tecnologias como big data, blockchain, aplicativos, autoatendimento, chatbots, nanotecnologia e realidade aumentada
16% dos CIOs entrevistados acreditam que a função da transformação digital é aumentar a eficiência, a agilidade e a simplicidade de processos nas companhias. 10% dos participantes dizem que a adoção dessa mudança é uma resposta à pressão feita pelos clientes, que estão mais conectados e empoderados.
Esse estudo, que está em sua primeira edição, foi feita com metodologia baseada em entrevista direta e online com um grupo de 226 CIOs, distribuídos por mil empresas brasileiras, durante cinco meses. Domeneghetti afirma que a pesquisa é uma amostra do cenário de transformação digital.
#transformacaodigital #digital #tecnologia #marketing #marketingdigital