5 dicas para a identidade visual das suas mídias sociais
7 Aug 2019

Você sabia que 90% das informações que nosso cérebro processa são visuais? Pois é! Nós somos seres visuais. Por isso, não é exatamente uma novidade que somos mais atraídos por esses recursos do que por textos nas redes sociais.
Com isso em mente, é fácil entender a importância de construir uma presença de marketing projetada em torno das imagens. E claro que isso funciona para o branding nas redes sociais! Confira nossas dicas para você ter uma excelente presença visual nessas mídias.
Tenha uma identidade visual
Isso pode parecer óbvio, mas é importante ressaltar! Quando o público visita a sua página pela primeira vez ou rola por uma das suas postagens no feed de notícias, o que ele vê? Os seres humanos formam uma primeira impressão em apenas 50 milissegundos, o que não é tempo suficiente para ler qualquer texto. Em vez disso, você precisa garantir que a imagem se comunique corretamente com seu público. E o primeiro passo é criar um logotipo e uma página de capa atraentes!
Priorize o uso de imagens exclusivas
De acordo com um estudo, 40% dos profissionais de marketing de mídia social usam bancos de imagens. Isso significa que seus concorrentes podem estar utilizando exatamente a mesma identidade visual que você. Se você quer ser único, não é uma posição ideal.
A sugestão é que você use suas próprias mídias, imagens exclusivamente suas que não podem ser facilmente replicadas. Uma boa saída é você ter um parceiro que crie gráficos e recursos visuais específicos para o seu negócio. Se isso não for uma opção, fontes como o Canva permitem que você gere facilmente gráficos que tornem as imagens genéricas mais exclusivas.
Crie vídeos específicos de mídia social
O vídeo é, sem dúvida, um dos aspectos visuais mais importantes (se não o mais) usados no marketing de conteúdo hoje. Se você incluir vídeos em sua estratégia regular de conteúdo, é quase certo que você aumentará o envolvimento entre seus seguidores.
Isso porque, além de seu apelo visual inerente, os vídeos encontraram um ponto único na hierarquia da mídia social. Em plataformas como o Facebook, eles são reproduzidos automaticamente. Outras plataformas, como o Snapchat, otimizam todo o seu algoritmo em torno dele.
Ao criar vídeos nesses meios, você precisa ter algumas coisas em mente:
Seus vídeos devem ser eficazes no modo mudo. Afinal, 85% dos vídeos no Facebook são assistidos sem som
Menor tempo de duração é melhor. Independentemente do canal, 60 segundos tendem a ser o ponto de corte para o engajamento nas mídias sociais
Tamanho e dimensões são importantes. O vídeo vertical, por exemplo, pode ser surpreendentemente eficaz em telas móveis
Capture o olho e gere atenção a partir do primeiro segundo para traduzir a reprodução automática em um visualizador ativo
Assuntos de autenticidade podem até ser mais eficaz do que as alternativas de alto brilho, superproduzidas
Use recursos visuais para mostrar seus dados
Dados e estatísticas estão entre suas ferramentas persuasivas mais poderosas, mas eles também podem ser imensamente chatos. Aqui está a boa notícia: eles não precisam ser.
A visualização eficaz de dados pode fazer maravilhas pela sua presença na mídia social. Torna os tópicos complexos mais acessíveis e digeríveis. Também ajuda a combinar duas das suas ferramentas retóricas mais poderosas disponíveis em marketing, lógica e emoção.
Aposte em Infográficos Interativos e Animados
Falando em infográficos: eles podem ser mais do que apenas um pedaço de clipart jogado com uma estatística. Muito mais. No mundo digital, você tem a oportunidade única de tornar seu conteúdo interativo, permitindo que seu público mergulhe nele.
Um infográfico mal projetado pode realmente refletir mal sua marca. A animação pode ser a chave para transformar a mudança em uma ferramenta de marketing visual genuinamente valiosa.