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4 táticas que estimulam as avaliações dos clientes

24 Jul 2019

 

 

No mundo superlotado e ultra competitivo do comércio eletrônico, há algo que todos concordam que contribui para as marcas se destacarem: as avaliações. De acordo com um estudo, 97% dos compradores online entrevistados disseram que as análises de clientes influenciaram suas decisões de compra, e 73% disseram que as avaliações por escrito eram mais úteis para eles do que as classificações de estrelas e números. Em outras palavras, você não precisa apenas de boas avaliações. Você precisa de comentários detalhados que sejam úteis para seus clientes.

 

Isso pode ser um pouco difícil, e a má notícia é que não há atalhos para uma página brilhante de resenhas no Google, na Amazon ou em qualquer outra plataforma que os clientes usem para encontrar seu produto. Qualquer serviço que prometa grandes aumentos instantâneos nas avaliações provavelmente está fazendo uma propaganda enganosa. Mas existem etapas simples que você pode seguir para construir gradualmente sua presença em um ponto de venda para sua marca, o que também melhorará sua estratégia em SEO.

 

Aqui estão cinco maneiras relativamente fáceis de começar a usar o senso comum.

 

1. Verifique se as páginas da sua empresa estão reivindicadas e prontas para revisões

 

O primeiro passo para obter mais comentários é garantir que seja uma experiência extremamente fácil para os clientes. Para isso, tenha páginas fáceis de encontrar no Google, Facebook e outras plataformas de revisão importantes. Se um cliente não conseguir encontrar facilmente seu perfil, ele provavelmente não fará um comentário. Você pode usar as melhores práticas estabelecidas de SEO para reivindicar suas listagens de empresas e garantir que você tenha páginas de fácil acesso no Google Meu Negócio, no Facebook Business e no Yelp.

 

2. Peça comentários aos clientes (mas não pressione)

 

Às vezes, você precisa entrar em contato com os clientes e pedir comentários. Isso não precisa ser doloroso e nunca deve ser intrusivo. Essa é uma área em que é fácil incomodar um cliente se você for muito insistente, mas é uma boa maneira de ganhar força na sua página de comentários.

 

E-mails de acompanhamento solicitando uma revisão são uma maneira comum de se fazer isso. Eles geralmente são enviados depois que o cliente recebe a compra e normalmente oferecem um link direto para a página na qual o cliente pode analisar o produto ou serviço. Você também pode adicionar uma página de "agradecimento" ao seu site, solicitando que os clientes revisem quando fizerem uma compra. Isso é bom para downloads de software e outros bens ou serviços que o cliente recebe instantaneamente.

 

Oferecer descontos e cupons para os clientes que deixam comentários é uma opção que pode oferecer bons resultados, mas as empresas precisam ser cuidadosas. Primeiro, verifique as políticas da sua plataforma de revisão sobre o pagamento de resenhas. O Yelp, por exemplo, tem uma política que proíbe explicitamente os comerciantes de solicitar revisões, e seu algoritmo visa as revisões que eles acreditam ter sido solicitadas. Enquanto isso, a Amazon é um pouco mais branda, mas ainda proíbe “qualquer tentativa de influenciar ou manipular avaliações”. Se você pedir a seus clientes que deixem um comentário e que ofereçam algo a eles, você precisará garantir que seus clientes estão postando os comentários em uma plataforma que permite isso.

 

3. Concentre-se nas plataformas que seus clientes provavelmente usarão

 

Embora ter críticas positivas em qualquer plataforma possa ser um benefício, lembre-se de que uma das regras de ouro do SEO eficaz é se concentrar nas plataformas mais relevantes para você e seus clientes. As empresas de bens de consumo provavelmente se concentrarão na Amazon e em outros sites de varejo. Restaurantes, bares e locais vão querer manter uma boa classificação no Yelp, assim como prestadores de serviços profissionais como encanadores e contadores. (As empresas deste último tipo podem querer manter a lista de Angie em mente também.) As revisões do Facebook e do Google, por sua vez, são amplamente aplicáveis a muitos tipos de bens e serviços.

 

4. Responda aos comentários recebidos

 

Responder a comentários de clientes na sua página pode ser uma ótima maneira de mostrar aos clientes que suas opiniões são realmente valiosas. Os público gosta de sentir que está sendo ouvidos! Portanto, se eles perceberem que ao deixar um comentário provavelmente terá uma resposta, isso pode incentivá-los a publicar um deles.

 

É melhor ter alguém com experiência em mídia social e relações públicas para lidar com isso, pois pode ser fácil dizer a coisa errada em uma resposta de avaliação se você não a considerar com cuidado. Mas, se você optar por fazer isso sozinho, siga algumas práticas recomendadas básicas das respostas de revisão. Ao responder a avaliações negativas, concentre-se em abordar a reclamação do cliente, assuma a responsabilidade e seja educado (mas não bajulador). Se a reclamação for sobre uma circunstância inevitável ou algo que é realmente culpa do cliente, tente semear sua resposta (sutilmente) com informações sobre as opções disponíveis para atenuar o problema para outros clientes que possam encontrá-lo. Com críticas positivas, lembre-se de agradecer ao cliente, convidá-lo e aproveitar a oportunidade para falar dos produtos ou serviços mencionados na revisão.

 

 

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