Instagram começa a ocultar o número de curtidas para os usuários brasileiros

Desde maio, o Instagram vem testando a remoção de likes dos perfis na rede social no Canadá. As mudanças no país foram positivas, segundo a empresa, e agora a fase de testes chegou também ao Brasil.
Segundo o comunicado oficial, a retirada dos likes é tentativa de diminuir o clima de competição entre os seguidores e colaborar para que as pessoas foquem mais em contar suas histórias e não apenas esperar pelas curtida. A expansão por outros países é uma forma de avaliar com mais clareza se o novo recurso é realmente válido para este objetivo.
Como vai funcionar na prática?
A mudança começou nesta quarta-feira, dia 17 e não significa que o Instagram não terá mais curtidas. Os usuários poderão ver a quantidade de likes nos seus próprios posts, mas seus seguidores não terão mais acesso a esses dados. Por ainda se tratar de um teste, não significa que os likes serão removidos para sempre. A rede social deve analisar a recepção dos usuários antes de tomar a decisão em definitivo.
Com a ocultação do número de likes, o Instagram pretende também combater o uso de aplicativos que vendem seguidores e curtidas nos posts, prática que se tornou comum entre celebridades influenciadores digitais. Assim, a interação entre os usuários pode voltar a ser mais real.