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Quatro Ações de Inbound Marketing

19 Apr 2016

A Metodologia de Inbound Marketing abrange cada passo dado, ferramenta utilizada e estágio do ciclo de vida que seu cliente percorreu.

Permite que os profissionais de marketing atraiam visitantes, convertam leads, aproximem clientes e promovam encantamento.

 

 

 

Atrair


Não queremos qualquer tráfego para o nosso site, queremos tráfego correto.
Queremos pessoas que são mais propensas a se tornarem conexões, e, finalmente, clientes felizes. Quem são as pessoas "certas"? Nossos clientes ideais, também conhecidos como nossas "personas".

'Personas' é a descrição do perfil do seu consumidor ideal, incluindo objetivos, desafios, pontos de dor, objeções comuns a produtos e serviços, bem como informações pessoais e demográficas compartilhadas entre todos os membros desse tipo de cliente particular. Suas personas são as pessoas em torno do qual todo o seu negócio é construído.

Algumas das ferramentas mais importantes para atrair os usuários certos para o seu site são:

Blogging - inbound marketing começa com blogging. Um blog é a única melhor maneira de atrair novos visitantes ao seu site. A fim de ser encontrado pelos certos potenciais clientes, é necessário criar conteúdos educativos que respondem às suas perguntas.

SEO - Seus clientes começam o seu processo de compra on-line, geralmente usando um motor de busca para encontrar algo que têm dúvidas sobre. Então, você precisa ter certeza de que você está aparecendo com destaque quando e onde é procurado. Para isso, é preciso cuidado, escolher palavras-chave de forma analítica, otimizar suas páginas, criar conteúdo e link building em torno dos termos que seus compradores ideais estão procurando.

Pages - páginas do seu site são sua loja digital. Então coloque o seu melhor para a frente! Otimize seu site para apresentar a seus compradores ideais e transformar seu site em um farol de conteúdo útil para atrair seus prospects.

Publicações em Redes Sociais - estratégias de inbound bem-sucedidas estão relacionadas a um conteúdo notável - e publicação em canais sociais permitem compartilhar essas informações valiosas além de envolver-se com seus clientes potenciais, colocando um rosto humano sobre a sua marca.

 



Converter


Uma vez que você atraiu visitantes para seu site, o próximo passo é converter esses visitantes em leads, reunindo suas informações de contato. No mínimo, você vai precisar de seus endereços de e-mail. As informações de contato é a moeda mais valiosa que existe para o negócio online. Portanto, para que seus visitantes liberem essa informação, é preciso oferecer-lhes algo em troca! Que "o pagamento" seja na forma de conteúdo, como livros, white papers, ou ebooks - qualquer informação que seja interessante e valiosa para cada uma de suas "personas".

Algumas das ferramentas mais importantes na conversão de visitantes para clientes potenciais incluem:

Formulários - Para que os visitantes tornem-se leads, eles devem preencher um formulário e enviar suas informações. Otimize seu formulário para fazer esta etapa do processo de conversão tão fácil quanto possível.

Call to action - CTAs são botões ou links que incentivam os visitantes a reagirem, como "Baixar um whitepaper" ou "Participar de um Webinar". Se você não tem um bom CTA não irá gerar leads.

Landing Pages - Quando um visitante do site clica em um call to action, ele deve, então, ser enviado para uma página de destino. A página de destino é onde a oferta anunciada no CTA será cumprida e onde o usuário submete informações que sua equipe pode usar para iniciar uma conversa com ele. Quando os visitantes do site preencherem um formulário em uma página de destino, pela primeira vez, o visitante se torna um contato.

Contatos - Mantenha o controle das ligações que você está convertendo em um banco de dados de marketing centralizado. Ter todos os seus dados em um lugar ajuda a dar sentido a cada interação que você teve com seus contatos - seja através de e-mail, uma página de destino, a mídia social, ou de outra forma - e como otimizar suas interações futuras para atrair de forma mais eficaz, converter, fechar e encantar seus "personas".

 



Fechar
 

Você está no caminho certo. Você atraiu os visitantes direito e converteu as ligações certas, mas agora você precisa transformar esses leads em clientes. Como você pode mais efetivamente realizar esta façanha? Determinadas ferramentas de marketing podem ser usadas nesta fase para certificar de que você está realizando da forma correta.

Ferramentas de Fechamento incluem:

CRM - Acompanhe os detalhes sobre todos os contatos, empresas e planos em seu pipeline, e facilmente entre em contato com os contatos certos no momento certo. Customer Relationship Management (CRM) facilitam as vendas, agrupando e disponibilizando informações para sua equipe.

Relatórios de Circuito Fechado - Como você sabe que os esforços de marketing estão trazendo os melhores leads? Sua equipe de vendas está efetivamente convertendo os melhores leads em clientes? A integração com o seu sistema de CRM permite analisar o quão bem o seu marketing e equipe de vendas estão jogando juntos.

E-mail - O que você faria se um visitante clica em seu CTA, preenche uma página de destino, faz download de seu whitepaper, mas ainda não está pronto para se tornar um cliente? Uma série de e-mails focados em conteúdo útil e relevante podem construir a confiança necessária para essa conversão.

Automation Marketing - Este processo envolve a criação de emails marketing adaptados às necessidades e ao ciclo de vida de cada contato. Por exemplo, se um visitante faz download de um white paper sobre um determinado tópico, você pode enviar uma série de e-mails relacionados. Mas se ele segue sua marca no Twitter e visitou algumas páginas em seu site, você pode querer mudar a mensagem para refletir esses interesses diferentes.

 



Encantar

Ferramentas usadas para encantar os clientes incluem:

Surveys - A melhor maneira de descobrir o que os usuários querem é perguntando.

Use o feedback de pesquisas para garantir que você está oferecendo aos clientes o que eles estão procurando.

Ações inteligentes - Estes apresentam a diferentes usuários ofertas que mudam com base na persona e seu estágio no ciclo de vida.

Texto Inteligente - Fornece a seus clientes um conteúdo notável adaptado aos seus interesses e desafios. Ajudá-los a alcançar seus próprios objetivos, bem como introduzir novos produtos e recursos que possam ser de interesse para eles.

Acompanhamento Social - Mantenha o controle das conversas sociais que mais lhe interessam. Ouvir perguntas dos seus clientes, comentários, gostos e desgostos - e alcançá-los com conteúdo relevante.

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