Expertise

Planejamento Estratégico

Planejamento de Mídia

Mídia Programática

Buscadores

Emailmarketing

Social Marketing

Sac 2.0

Inbound Marketing

Identidade Visual

Design Gráfico

Business Intelligence

Serviços de TI

Gestão de Loja

Gestão de Equipe

Plataformas

Facebook Ads e Orgânico

Instagram Ads e Orgânico

Google AdWords e SEO

Twitter Ads e Orgânico

Linkedin Ads, Orgânico e Pulse

Remarketing e Retargeting

Rede de Afiliados

Mídia em Portais

Criação de Sites e Landing Pages

Produção de Conteúdo - Copywriting

Zendesk

Scup

Hubspot

RD Station

Área Logada

Obramax

SixWine

Eniwine

Beer.com.br

Wine
99 Taxi
TexPrima LOF

Pet Delícia

Trato

Loja de Bebidas

Acostamento

© 2020 CAMINO MARKETING

 

Local SEO para Pequenos Negócios

18 Mar 2016

Pequenas empresas e prestadores de serviço podem gerar negócios fazendo um pouco melhor.

 

 

Não é fácil fazer publicidade online para uma pequena empresa que tenha loja física. Vivemos em um ambiente altamente competitivo e é hora de encontrar formas inovadoras para desenhar uma estratégia de presença on e offline.

 

Antes de começarmos a falar sobre, temos que considerar que o marketing mudou (tem algum tempo). Vivemos em um ambiente digital impulsionado pelo mobile. À sombra da primeira dúvida, uma rápida consulta no Google e voilá, se tem uma resposta (me lembro das tardes intermináveis com minha "Barsa").

 

 

Situação

 

Pequenas empresas com lojas físicas (ou prestadores de serviços) têm um objetivo principal: servir clientes de uma determinada região geográfica.  O desafio está em se fazer conhecido.

 

Zero Moment of Truth (ZMOT)

 

ZMOT é o momento zero da verdade, em que o usuário está prestes a tomar uma decisão (em 1981 o CEO da Scandinavian Airlines sugeriu uma mudança no atendimento ao cliente, que ficou conhecida como Momentos da Verdade. Esses momentos eram focados em realmente lidar com as necessidades emocionais dos clientes no momento do antendimento - você pode baixar este ebook).

 

Vamos supor que na busca por um serviço de Chaveiro o Google retornou uma página de Google+ (além de AdWords e Orgânico) com avaliações positivas. Percebi que o Chaveiro também oferece outros serviços como por exemplo: pequenos ajustes em portas, janelas, batedores de porta e iluminação básica.

 

Meu raciocínio: Ótimo! Preciso trocar as chaves mas ele já pode dar uma olhada na porta que está emperrando e a luz da entrada que está com mal contato.

 

 

Recomendações

 

Entro em seu site e consigo perceber que existem alguns comentários positivos também de seus fornecedores. Avaliações pontuais mas que transmitem a confiança e qualidade nos negócios. Faço contato e fechamos negócio.

 

Hoje é difícil verificar o histórico de uma pessoa/empresa que não tenha presença online. Você pode ter recebido recomendações de amigos confiáveis, mas dependendo da sua necessidade a pesquisa online será inevitável, afinal você quer tirar suas próprias conclusões.

 

 

Vamos concluir

 

Pequenas Empresas (e algumas grandes também) e Prestadores de Serviço precisam estar atentos às informações que disponibilizam online.
Um erro comum leva a acreditar que, com a facilidade no uso de ferramentas de marketing digital, o simples fato de ter uma página no Google+ ou um pequeno site será o suficiente para fechar novos negócios.

 

Conhecer e analisar as necessidades do seu consumidor e região geográfica poderá:

  • direcionar sua comunicação

  • abrir uma discussão para inclusão de novos serviços/produtos 

  • ampliar seu negócio

  • aumentar seu faturamento

  • conhecer seus concorrentes

  • fechar parcerias

  • gerar visão holística do negócio

 

Por fim, dedique-se no preenchimento dessas informações online e organize-as com os olhos do consumidor. Parece bastante básico, mas algumas grandes empresas ainda esquecem dessa experiência.

 

Ferramentas básicas sugeridas: Google+, Foursquare, Facebook e um bom site (SEO).

Please reload

DESTAQUE

Google muda algoritmo de busca para destacar reportagens originais

1/4
Please reload

RECENTES
Please reload

CATEGORIAS