Conheça o Google Analytics 360 Suite
O Google apresenta a ferramenta como uma solução empresarial para um mundo multi-screen.

Para auxiliar no entendimento dos micro-momentos, o Google apresenta o Google Analytics 360 Suite, um conjunto de dados integrados para análise de marketing, projetado especificamente para as necessidades dos profissionais de marketing.
Tudo começa com o comportamento do consumidor na compreensão do momento - recebendo as informações certas, e em seguida, fazer a sua marca útil para os consumidores. Em seu posicionamento, Google reafirma que são ferramentas modernas e fáceis de usar.
O que irá oferecer
Conhecer a Jornada do Consumidor: os usuários do Google Analytics precisam comprender todo o contexto nesta jornada, em todos os pontos de contato, dispositivos e canais.
Informações além de dados: a nova plataforma o Google promete que seus algoritmos farão rapidamente o entendimento dos dados para o usuário.
Comunicação: integrar e difundir essas informações e disponibilizar para toda a equipe, resultando em metas multifuncionais mais fortes e inteligentes.
Experiências envolventes: irá auxiliar na construção de uma marca útil para seus consumidores por meio da integração de múltiplas tecnologias do Google.
Os produtos
Google Audience Center 360 Beta: plataforma de gerenciamento de dados (DMP) ajuda a entender seus clientes e encontrar informações sobre sua jornada em todos os canais, dispositivos e campanhas. Integração nativa com DoubleClick e é aberto para fornecedores de dados terceiros, como DSPs e outros.
Google Optimize 360 Beta: este produto faz análises do seu site apontando ajustes para uma melhor experiência do usuário. Será possível oferecer várias versões do seu site e em seguida escolher a que melhor performa (já temos ferramentas que fazem esses testes atualmente disponíveis no mercado).
Google Data Studio 360 Beta: agrupa informações e apresenta relatórios e painéis num visual único. O diferencial está na colaboração em tempo real, estilo Google Docs.
Google Tag Manager 360 Beta: a princípio o mesmo tag manager que já conhecemos.
Google Analytics 360 (anteriormente conhecido como Google Analytics Premium): o Google informa que irão surgir novos recursos ao longo dos próximos 2 meses mas não aclara quais são. A ferramenta muda de nome mas mantém seu principal propósito.
Google Attribution 360 (anteriormente conhecido como Adometry): foi reconstruído a partir do zero para ajudar na gestão de orçamento. Com ele será possível analisar o desempenho em todos os canais, dispositivos e sistemas trazendo mais eficiência na gestão.
O Google Analytics 360 Suite se conecta ao Google AdWords e DoubleClick, naturalmente, mas também será possívei plugar plataformas de terceiros, permitindo ter uma visão mais holística das suas ações de marketing.
O lançamento
Os Audience Center 360, Optimize 360 e Tag Manager 360 já estão disponíveis desde o dia 16/03/16 para quem é assinante de Google Analytics Premium (agora Google Analytics 360) ou Adometry (agora Google Attribution 360). Nas próximas semanas estes produtos serão renomeados e estes usuários terão a opção de escolher pela versão beta.
O mercado
Para Mike Jacobs, Managing Partner for Media na Agência Villains Proper, "este anúncio significa que a gigante de tecnologia está finalmente seguindo a movimentação do mercado oferecendo uma solução realmente robusta para os profissionais da área".
Seu comentário é um comparativo ao Adobe Marketing Cloud, que já algum tempo oferece uma solução completa, porém o que impede seu uso em massa é o alto custo e os passos de implementação. Nesse sentido o Google sai à frente com a sua nova ferramenta.
O que senti falta, particularmente, foi de uma solução para gestão de mídias sociais e e-mail marketing, canais frequentemente presentes nas estratégias de marketing online. Talvez o Google optou por esperar sua rede social deslanchar para posteriormente focar nesta área, o que seria uma pena.
Mas uma coisa é fato: o Google Analytics 360 entregará ao Google mais informações sobre o comportamento do consumidor de forma mais integrada e organizada do que antes, colocando-o muito próximo da gestão de dados que atualmente é dominada pelo Facebook.
Vale lembrar que a versão gratuita do Google Analytics não sofrerá alterações (pelo menos até o presente momento o Google não se manifestou) e essas inovações não ajudarão startups ou pequenas empresas, visto o alto custo do Google Analytics Premium (que ainda não terá o preço alterado).

Anderson Cardoso
CMO da Camino Marketing com mais de 10 anos de experiência em planejamento e gestão de equipes.