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Conheça o Google Analytics 360 Suite

17 Mar 2016

O Google apresenta a ferramenta como uma solução empresarial para um mundo multi-screen.

 

Para auxiliar no entendimento dos micro-momentos, o Google apresenta o Google Analytics 360 Suite, um conjunto de dados integrados para análise de marketing, projetado especificamente para as necessidades dos profissionais de marketing.

Tudo começa com o comportamento do consumidor na compreensão do momento - recebendo as informações certas, e em seguida, fazer a sua marca útil para os consumidores. Em seu posicionamento, Google reafirma que são ferramentas modernas e fáceis de usar.

 

 

O que irá oferecer

 

  • Conhecer a Jornada do Consumidor: os usuários do Google Analytics precisam comprender todo o contexto nesta jornada, em todos os pontos de contato, dispositivos e canais.

  • Informações além de dados: a nova plataforma o Google promete que seus algoritmos farão rapidamente o entendimento dos dados para o usuário.

  • Comunicação: integrar e difundir essas informações e disponibilizar para toda a equipe, resultando em metas multifuncionais mais fortes e inteligentes.

  • Experiências envolventes: irá auxiliar na construção de uma marca útil para seus consumidores por meio da integração de múltiplas tecnologias do Google.

 

Os produtos

 

  • Google Audience Center 360 Beta: plataforma de gerenciamento de dados (DMP) ajuda a entender seus clientes e encontrar informações sobre sua jornada em todos os canais, dispositivos e campanhas. Integração nativa com DoubleClick e é aberto para fornecedores de dados terceiros, como DSPs e outros.

  • Google Optimize 360 Beta: este produto faz análises do seu site apontando ajustes para uma melhor experiência do usuário. Será possível oferecer várias versões do seu site e em seguida escolher a que melhor performa (já temos ferramentas que fazem esses testes atualmente disponíveis no mercado).

  • Google Data Studio 360 Beta: agrupa informações e apresenta relatórios e painéis num visual único. O diferencial está na colaboração em tempo real, estilo Google Docs.

  • Google Tag Manager 360 Beta: a princípio o mesmo tag manager que já conhecemos.

  • Google Analytics 360 (anteriormente conhecido como Google Analytics Premium): o Google informa que irão surgir novos recursos ao longo dos próximos 2 meses mas não aclara quais são. A ferramenta muda de nome mas mantém seu principal propósito.

  • Google Attribution 360 (anteriormente conhecido como Adometry): foi reconstruído a partir do zero para ajudar na gestão de orçamento. Com ele será possível analisar o desempenho em todos os canais, dispositivos e sistemas trazendo mais eficiência na gestão.

 

O Google Analytics 360 Suite se conecta ao Google AdWords e DoubleClick, naturalmente, mas também será possívei plugar plataformas de terceiros, permitindo ter uma visão mais holística das suas ações de marketing.

 

 

O lançamento

 

Os Audience Center 360, Optimize 360 e Tag Manager 360 já estão disponíveis desde o dia 16/03/16 para quem é assinante de Google Analytics Premium (agora Google Analytics 360) ou Adometry (agora Google Attribution 360). Nas próximas semanas estes produtos serão renomeados e estes usuários terão a opção de escolher pela versão beta.

 

 

O mercado

 

Para Mike Jacobs, Managing Partner for Media na Agência Villains Proper, "este anúncio significa que a gigante de tecnologia está finalmente seguindo a movimentação do mercado oferecendo uma solução realmente robusta para os profissionais da área".

Seu comentário é um comparativo ao Adobe Marketing Cloud, que já algum tempo oferece uma solução completa, porém o que impede seu uso em massa é o alto custo e os passos de implementação. Nesse sentido o Google sai à frente com a sua nova ferramenta.

 

O que senti falta, particularmente, foi de uma solução para gestão de mídias sociais e e-mail marketing, canais frequentemente presentes nas estratégias de marketing online. Talvez o Google optou por esperar sua rede social deslanchar para posteriormente focar nesta área, o que seria uma pena.

Mas uma coisa é fato: o Google Analytics 360 entregará ao Google mais informações sobre o comportamento do consumidor de forma mais integrada e organizada do que antes, colocando-o muito próximo da gestão de dados que atualmente é dominada pelo Facebook.

Vale lembrar que a versão gratuita do Google Analytics não sofrerá alterações (pelo menos até o presente momento o Google não se manifestou) e essas inovações não ajudarão startups ou pequenas empresas, visto o alto custo do Google Analytics Premium (que ainda não terá o preço alterado).

 

 

 

 

 

 

Anderson Cardoso

CMO da Camino Marketing com mais de 10 anos de experiência em planejamento e gestão de equipes.

 

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